METAIS PESADOS

Urânio e Chumbo são encontrados na urina de adolescentes usuários de vapes

Um estudo realizado pela Universidade de Nebraska, nos EUA, apontou uma quantidade relevante de metais pesados presentes na urina de adolescentes que utilizam cigarros eletrônicos, conhecidos também como vapes.

Mais Anápolis, GO
Um estudo realizado pela Universidade de Nebraska, nos EUA, apontou uma quantidade relevante de metais pesados presentes na urina de adolescentes que utilizam cigarros eletrônicos, conhecidos também como vapes. (Foto: Reprodução)

Um estudo realizado pela Universidade de Nebraska, nos EUA, apontou uma quantidade relevante de metais pesados presentes na urina de adolescentes que utilizam cigarros eletrônicos, conhecidos também como vapes. No Brasil, tais produtos são proibidos, porém uma parcela significativa de jovens segue utilizando-os.

Além de levantar preocupações acerca do uso, o estudo trouxe que o vapor inalado a partir dos cigarros eletrônicos pode conter partículas de metais que compõem o dispositivo, como urânio e chumbo.

A análise foi possível com o teste de urina de 200 adolescentes que usam vapes rotineiramente. Eles foram divididos em três grupos: usuários ocasionais, usuários de uso intermitente e usuários de uso frequente.

Com isso, os pesquisadores observaram que os jovens com uso frequente e intermitente apresentaram maior concentração de chumbo na urina do que os usuários ocasionais. A presença do metal é um indicativo de que os adolescentes estão absorvendo tais substâncias.

No entanto, os pesquisadores ressaltam que o estudo não estabelece uma relação casual entre as partes, sendo necessários mais pesquisas para comprovar a contaminação de metais provenientes dos cigarros eletrônicos.