PIB do Brasil cresce 1,4% impulsionado pela indústria e serviços
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou um crescimento de 1,4% no segundo trimestre…
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou um crescimento de 1,4% no segundo trimestre de 2024 em comparação aos três meses anteriores. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (03) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse desempenho positivo foi impulsionado, principalmente, pela alta de 1,8% na Indústria e 1% no setor de Serviços, que compensaram a queda de 2,3% na Agropecuária. O crescimento registrado vem após um aumento de 0,8% no primeiro trimestre do ano.
De acordo com Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, o crescimento foi impulsionado por vários fatores, incluindo o aumento nos investimentos, impulsionado pela importação e produção nacional de bens de capital, o desempenho do setor de construção, e o desenvolvimento de software. “Diferente do ano passado, o setor externo tem contribuído negativamente para o crescimento da economia”, destacou Palis.
No setor industrial, os destaques foram o crescimento em Eletricidade, gás, água, esgoto e gestão de resíduos (4,2%), Construção (3,5%) e Indústrias de Transformação (1,8%). Em contrapartida, houve uma queda de 4,4% nas Indústrias Extrativas, que incluem mineração e exploração de petróleo e gás natural.
No setor de Serviços, as maiores contribuições vieram de seguros e serviços relacionados (2%), Informação e comunicação (1,7%) e Comércio (1,4%), entre outras.